TI para empreendedores: 4 desafios – com dicas de TI – para você que deseja empreender

Apesar de ser um desejo de muitas pessoas, empreender é sem dúvidas um enorme desafio. Certamente todos os grandes empreendedores já passaram pelos mais diversos obstáculos. Talvez alguns mais calejados tenham mais facilidade para empreender, mas podem ter certeza de que até mesmo para os “empreendedores natos”, necessitam se desenvolver constantemente.

Hoje traremos 5 desafios de um empreendedor com dicas de Tecnologia.

TI para empreendedores - 4 desafios e dicas

TI para empreendedores #1 – Inexperiência ao empreender

A falta de experiência e conhecimento é citado por muitos empreendedores no início de seus negócios. Por isso é imprescindível ler muito, participar de treinamentos ou até mesmo pedir dicas de quem tem mais experiência. Contudo, não existe receita pronta de como fazer o seu negócio dar certo e, deste modo, o importante é partir para ação. Bom, e se eu errar? Bom, melhor aceitar que o fracasso faz parte do processo e que na verdade o verdadeiro fracasso é não tentar! Diante desse desafio, é interessante notar o quão importante é o seu tempo. Afinal, o tempo é um recurso escasso, não retornável e é necessário para que você possa se desenvolver. Ou seja, parte de seu tempo será destinado à Webinários, livros, treinamentos e ao próprio trabalho.

E na nossa visão? Bom, como visto acima, é importante que você consiga focar no que realmente te trará resultados. E neste cenário a Ti é fundamental para qualquer empresa. Pois acredito que você não queira gastar o seu precioso tempo com problemas no seu computador, e-mails, acessos e configurações. Ou quer?

TI para empreendedores #2 – Admita! Não dá para fazer tudo sozinho

Um dos maiores desafios de empreender é passar do “mão na massa” para a gestão do negócio. Isto é, no começo nós tomamos as responsabilidades de todas as áreas da empresa para nós e, até certo momento, dá certo. Contudo, para escalar a empresa e torna-la lucrativa é necessário distribuir as funções e delegar responsabilidades. “A solução para esse desafio está intimamente relacionada à capacidade de atrair e montar um grande time”, explica Marcelo Amorim, sócio da gestora de fundos de investimento Bzplan e empreendedor serial. Fonte: Exame

A tecnologia neste caso é essencial e traz insights interessantes sobre ferramentas de colaboração de times. Em resumo, é muito bom contar com um profissional ou empresa de TI para direcioná-lo com ferramentas que fazem sentido para o seu modelo de negócios.

TI para empreendedores #3 – Você precisa planejar e priorizar suas atividades

Você já ouviu falar sobre o princípio de Pareto? Não? Bom, vou explicar de forma resumida. O economista Vilfredo Pareto notou que 80% das terras na Itália pertenciam a apenas 20% da população. Vendo isso, Vilfredo Pareto desenvolveu seu princípio ao observar que, em seu jardirm, 20% das vagens continham cerca de 80% das ervilhas. E assim surgiu a famosa regra 80/20 que mostra que 80% dos seus resultados são provenientes de apenas 20% de seu tempo. Dessa maneira, é fácil notar que diversas vezes colocamos mais esforço nos 80% que nos trazem menos resultado. E como resolver isso? Simples, planejar e priorizar suas atividades!

Para isso a Tecnologia também o auxilia. Pois, existem diversas ferramentas online para o gerenciamento de tarefas, tanto as suas como as de um time inteiro. Um profissional de TI pode direcionar para você as melhores ferramentas, te ajudar a implantar e até mesmo configurar e gerenciar esses serviços.

TI para empreendedores #4 – E minha família, amigos, minha vida pessoal?

Se você deseja largar o seu trabalho e começar a empreender pois não aguenta mais a sua carga horária. E pensa que, por ser seu próprio patrão, irá controlar os seus horários e trabalhar menos. Sem dúvida, precisa mudar seu pensamento sobre o que é empreender. Em resumo, empreender significa doar horas para o trabalho, mais horas para estudo e mais horas para leitura. Sendo assim, é certo afirmar que empreender nos suga muitas horas de trabalho e autodesenvolvimento. O que, com toda a certeza, irá desequilibrar principalmente no início, o seu tempo com família, amigos e outras atividades que você goste. Contudo, o segredo aqui não é se atolar cada vez mais no trabalho. Na realidade, o segredo é aproveitar profundamente todos os momentos da sua vida. Seja no trabalho, com seus filhos, numa corrida matinal ou em um Happy Hour com os amigos. E até aqui a TI pode ajudar você!

Veja assim: quanto mais sua empresa usar a tecnologia como ferramenta que aumente a produtividade de seus colaboradores, menos você terá problemas emergenciais. Possuir as ferramentas certas, políticas adequadas e um Suporte de TI presente no dia a dia do seu negócio, proporcionará ao seu negócio toda a tranquilidade necessária para que você possa curtir um bom feriado!

TI para empreendedores #4 – Bônus!

Para auxiliar você no seu empreendimento e em alcançar o seu propósito. Nós listamos alguns bons aplicativos para você:

  • Slack – App de Chat corporativo, indicado para colaboração – Saiba mais
  • Trello – App de gestão de tarefas – Saiba mais
  • Skype – Crie reuniões online e converse com clientes – Saiba mais
  • Hangout – Aplicativo similar ao Skype só que do Google – Saiba mais
  • Google Drive – Compartilhe até 5GB gratuitamente – Saiba mais
  • Onedrive – Compartilhe até 5GB gratuitamente – Saiba mais

Já está empreendendo e precisa de um suporte de TI especializado e de baixo custo?
NOS MANDE UMA MENSAGEM, FICAREMOS ORGULHOSOS DE TE ATENDER

QUERO SABER MAIS

Um dos nossos consultores entrará em contato

2018-10-22T13:17:30+00:00
Área do cliente

Verum IT

Nosso desafio é separar problemas técnicos dos de negócios. Somente assim podemos superar as expectativas dos nossos clientes!

Verum IT - Soluções em TI

Fale com a gente

  • Alameda Santos, 32. Conjunto 23. Cerqueira César – São Paulo/SP 01418-000
  • 11 4329-5492
  • contato@verumit.com.br