Profissional remoto – 4 desafios para a sua empresa

Uma excelente equipe é primordial para que qualquer empresa tenha sucesso e isso é algo que todos sabemos há muito tempo! Então o que mudou dos tempos antigos para os de hoje? A Tecnologia! Hoje a tecnologia mudou a forma como buscamos novos profissionais, como os treinamos e, principalmente, como os retemos. Sua empresa possui vendedores externos? Ou uma equipe técnica móvel? E executivos que estão sempre viajando? Talvez a principal pergunta neste caso seria: Quais os principais desafios dos profissionais remotos para se conectar ao restante da empresa?

A verdade é que os todos esses profissionais, mesmo que diferentes entre si, ainda possuem vários problemas em comum. O primeiro passo para se resolver esses problemas é reconhecê-los.

mulher trabalhando feliz sentada no chão

Acesso do profissional remoto

Em suma, os funcionários remotos precisam acessar as principais informações da empresa de qualquer lugar. Sendo assim, implantar e configurar ferramentas que possibilitem esse acesso é primordial.
De certo, se sua empresa possui algum profissional remoto, precisa também de boas soluções. Em resumo, serviços na nuvem ou aplicativos colaborativos como o Office 365, proporcionam ao seu time o acesso de onde estiver.

Conectividade do profissional remoto

Além do acesso as informações, vale lembrar que a conectividade dos profissionais ainda é limitada. Não só a rede 4g é limitada e instável como também os pontos de internet públicas não são 100% confiáveis. Portanto, estruturar bem os processos e adotar políticas de acesso são muito importantes para o fluxo de trabalho desse profissional.

Flexibilidade para o profissional remoto

O profissional remoto muitas vezes está em movimento e terá dificuldade em acessar seu notebook. Portanto, não apenas o acesso e local são importantes, como também a possibilidade do acesso às informações de qualquer dispositivo, seja ele um celular ou tablet. Faz sentido?

Bom, deste modo, proporcionar a capacidade de acesso às informações através de dispositivos móveis significa flexibilidade! Entender quando, qual local e os dispositivos necessários é o primeiro passo para a implantação da melhor solução. Seja ela com serviços de nuvem da Azure ou com aplicativos mais comuns como o Office 365.

Segurança interna

A era da internet trouxe inúmeras maravilhas, principalmente toda facilidade em fazer tudo o que precisamos a qualquer hora. Entretanto, com grandes poderes vem grandes responsabilidades. Citações a parte, sabemos da importância da segurança das informações. E agora? Como balancear a autonomia dos funcionários com a segurança das informações da empresa?

Em virtude da segurança, é muito importante utilizar ferramentas já estabelecidas no mercado. Que além da credibilidade que proporcionam, também nos permite configurar políticas de segurança, concessão de privilégios, backups e versionamentos.

Nós como parceiros Microsoft, sempre aconselhamos ferramentas como o Azure, Office 365, Sharepoint. Se quiser saber mais só clicar aqui.

Bônus: Ferramentas para o profissional remoto

Como disse no começo deste post, a principal mudança que permitem os negócios adotarem o trabalho remoto é a tecnologia. Em resumo, a tecnologia proporcionou o desenvolvimento de ferramentas de colaboração para times presenciais e remotos. Abaixo, segue uma breve lista de alguns aplicativos para você experimentar na sua empresa:

  • Slack – App de Chat corporativo, indicado para colaboração – Saiba mais
  • Microsoft Teams – Hub de trabalho remoto com chat, times, chats e chamadas de vídeo – Saiba mais
  • Trello – App de gestão de tarefas – Saiba mais
  • Skype – Crie reuniões online e converse com clientes – Saiba mais
  • Hangout – Aplicativo similar ao Skype só que do Google – Saiba mais
  • Google Drive – Compartilhe até 5GB gratuitamente – Saiba mais
  • Onedrive – Compartilhe até 5GB gratuitamente – Saiba mais

Gostou desse post e quer saber mais como implantar uma cultura remota? Bom, sugiro você seguir o Blog da Officeless! Os caras são referência quando o assunto é trabalho remoto.

Mais do nosso blog