Diferenças de um backup para empresa de um backup pessoal

O Backup é uma solução presente, senão em todos, em quase todos os negócios. E, apesar disso, na maior parte das vezes o que encontramos são soluções que apenas “se parecem” com um Backup. E como a própria frase anterior diz, “se parecem”, logo, não são.
Em outro Post falamos de 4 benefícios do Backup na Nuvem. Se quiser saber mais basta clicar aqui.
Em suma, qualquer cópia de segurança de seus dados, para qualquer lugar, seja um pendrive, HD externo ou nuvem, é um Backup. Entretanto, quando falamos de negócios é interessante desmistificarmos isso. O que isso significa? Usarei um pequeno ditado que exemplifica a mensagem que desejo passar: “Vamos separar os meninos dos homens”.
Não ficou clara a mensagem? Não se preocupe, vou explicar!

mulheres de roupa social rezando

O que é um Backup para uma pessoa comum?

Provavelmente você ou alguém que você conhece, já perdeu todas as fotos do celular. Ou já se viu desesperado, pois perdeu o pendrive com o trabalho da faculdade. Inclusive, podemos citar vários momentos, em que qualquer um de desejaria ter uma cópia de alguma foto, documento, etc. Neste cenário simples, bastava você ter um serviço do Google Drive, OneDrive ou Dropbox que estaria tudo resolvido!

Tem um artigo bem legal no Techtudo que aborda bem esse assunto. Se quiser ler, segue o link: https://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2014/08/o-que-e-e-como-fazer-backup.html

Você perdeu seu celular, comprou outro celular, configurou a sua conta do Google Drive e Voilá! Simples, rápido e dolorido somente no bolso.

O backup para empresas é diferente?

Você tem um notebook, um celular e sua conta do Google Drive configurada em ambos. Certamente, caso aconteça uma fatalidade, você ainda terá todas as suas fotos e documentos mais importantes salvos! E uma empresa é assim também? É claro que não. Pelo contrário, uma empresa é muito mais complexa em suas necessidades!

Em resumo, a cópia de segurança dos dados de uma empresa precisa ser um arquivo compactado, criptografado, datado, versionado e fora do ambiente de produção.

Por que o Backup para empresas deve ser compactado?

A princípio, devemos considerar que quanto mais cópias de segurança a empresa tiver dos seus dados, melhor. Sendo assim, a compactação da cópia de segurança é essencial. Não apenas para manter mais cópias e versões, como também reduzir os custos com armazenamento.

Por que o Backup para empresas deve ser criptografado?

A criptografia da cópia de segurança é igualmente importante ao item anterior. Dizemos isso, sobretudo, por conta da segurança e confidencialidade dos dados do seu negócio. Como já dissemos acima e iremos dissecar abaixo, o backup deve estar fora do ambiente de produção. Sendo assim, a criptografia é o fator que garante o acesso ao backup por quem realmente possui a permissão.

Por que o backup para empresas deve ser versionado?

Tá, minha cópia de segurança está compactado e criptografado, não preciso mais me preocupar, certo? Errado. Certamente, possuir mais de uma versão da cópia de segurança é o que determina a sua efetividade. Exclusões acidentais de arquivos ou diretórios inteiros são mais comum do que você pensa. Além disso, muitas das vezes que isso acontece, as pessoas não sabem quando exatamente a exclusão aconteceu. Consequentemente, possuir versões anteriores da mesma cópia de segurança, garante mais flexibilidade e tranquilidade em sua restauração.

Por que o backup para empresas deve estar fora do ambiente de produção?

Pois se está no mesmo ambiente, está vulnerável as mesmas condições. E o propósito de uma cópia de segurança dos dados é justamente ter em “algum” outro lugar os dados que você precisa.

Mais do nosso blog