Profissional remoto – 4 desafios para a sua empresa
Categoria: Trabalho remoto Data: 15/07/2020Uma time campeão é primordial para qualquer empresa que deseja alcançar o sucesso! Contudo, isso é algo que já sabemos há muito tempo. Então o que mudou dos tempos antigos para os de hoje? A Tecnologia! Hoje a tecnologia mudou a forma como buscamos novos profissionais, como os treinamos e, principalmente, como os retemos. Sua empresa possui vendedores externos? Ou uma equipe técnica móvel? E executivos que estão sempre viajando? Talvez a principal pergunta neste caso seria: Quais os principais desafios do profissional remoto para se conectar ao restante da empresa?
A verdade é que os todos esses profissionais, mesmo que diferentes entre si, ainda possuem vários problemas em comum. O primeiro passo para se resolver esses problemas é reconhecê-los.
Acesso do profissional remoto
Em suma, os funcionários remotos precisam acessar os principais dados da empresa de qualquer lugar. Sendo assim, implantar e configurar ferramentas que permitam esse acesso é primordial.
De certo, se sua empresa possui algum profissional remoto, precisa também de boas soluções. Em resumo, serviços na nuvem ou aplicativos de colaboração como o Office 365, permitem a todo o seu time o acesso de onde estiver.
Conectividade do profissional remoto
Além do acesso aos dados, vale lembrar que a conexão da maioria dos profissionais ainda é limitada. Não só a rede 4g é limitada e instável como também os pontos de Wi-fi púbicos não são 100% confiáveis. Portanto, este é um desafio tanto para o seu profissional quanto para a segurança cibernética do seu negócio. Sendo assim, estruturar bem os processos e adotar políticas de acesso são essenciais para o fluxo de trabalho desse profissional.
Flexibilidade
O profissional remoto muitas vezes está em movimento e terá dificuldade em acessar seu notebook. Portanto, não apenas o acesso e local são importantes, como também a possibilidade do acesso aos dados de qualquer dispositivo, seja ele um celular ou tablet. Faz sentido?
Bom, dessa forma, dar a capacidade de acesso às informações através de dispositivos móveis significa flexibilidade! Portanto, entender quando, qual local e os dispositivos necessários é o primeiro passo para implantar uma solução que faça sentido. Seja ela com serviços de nuvem da Azure ou com aplicativos mais comuns como o Office 365.
Segurança interna
A era da internet trouxe diversos benefícios, principalmente com toda facilidade em fazer tudo o que precisamos. Entretanto, com grandes poderes vem grandes responsabilidades. Citações a parte, sabemos da importância da segurança das informações. E agora? Como balancear a autonomia dos funcionários com a segurança da informação?
A segurança deve ser prioridade, sendo assim utilize ferramentas já conhecidas no mercado. Que além da confiança que dão, também nos permite configurar políticas de segurança, concessão de permissões, backups e configuração de versões de dados. Dessa forma, você pode ficar tranquilo, pois seu profissional remoto terá autonomia e você segurança.
Nós como parceiros Microsoft, sugerimos ferramentas como o Azure, Office 365, Sharepoint. Se quiser saber mais só clicar aqui.
Bônus: Ferramentas para o profissional remoto
Como disse no começo deste post, a principal mudança que permite uma empresa a adotar o trabalho remoto é a tecnologia. Em suma, a TI provocou a criação de ferramentas para times presenciais e remotos possam colaborar em tempo real. Abaixo, segue uma breve lista de alguns aplicativos para você usar na sua empresa:
- Slack – App de Chat corporativo, indicado para colaboração – Saiba mais
- Microsoft Teams – Hub de trabalho remoto com chat, times, chats e chamadas de vídeo – Saiba mais
- Trello – App de gestão de tarefas – Saiba mais
- Skype – Crie reuniões online e converse com clientes – Saiba mais
- Hangout – App similar ao Skype só que do Google – Saiba mais
- Google Drive – Compartilhe até 5GB gratuitamente – Saiba mais
- Onedrive – Compartilhe até 5GB gratuitamente – Saiba mais
Gostou desse post e quer saber mais como implantar uma cultura remota? Bom, sugiro você seguir o Blog da Officeless! Os caras são referência quando o assunto é trabalho remoto.