5 sinais que você precisa de uma empresa de suporte de TI

Categoria: Suporte de TI Data: 04/08/2020
5 sinais que você precisa de uma empresa de suporte de TI
Diversas empresas, principalmente em seu início, não contam com o apoio de uma empresa de suporte de TI. Em suma, isso ocorre pela necessidade de direcionar os recursos para ações que tragam resultados concretos para o negócio. Em outras palavras, a maior parte dos empreendedores preferem, e com razão, investir em marketing, vendas e na operação.

Nesse sentido, podemos afirmar que todas as empresas e negócios vão precisar, em algum momento, do apoio de uma boa equipe de suporte de infomática. Em outras palavras, você precisa identificar em qual momento será necessário contar com uma empresa que presta esse tipo de serviço.

A seguir, 5 sinais que você precisa contratar uma empresa de suporte de TI

Baixa produtividade dos colaboradores

Antes de mais nada, precisamos entender que são diversos fatores que contribuem para a baixa produtividade das equipes. Em resumo, fatores como ambiente, cultura, liderança, processos e tecnologia são alguns dos pontos que afetam direta e indiretamente a produtividade.

Como nosso post trata da queda de produtividade do ponto de vista de uma empresa de suporte de TI. Podemos citar os seguintes pontos:

Lentidão nos computadores, redes e sistemas
Utilização de computadores antigos
Ausência de licenciamento correto dos softwares
Dificuldade no acesso aos documentos e informações de forma remota
Comunicação interna falha (falta ou mau uso de ferramentas de cooperação)
Uma empresa de TI pode ajudar a aumentar a produtividade do seu time. Contudo, a atuação se limita a melhorar o desempenho das máquinas, sugerir melhorias dos computadores, documentar o ambiente, configurar e apoiar na capacitação de ferramentas, etc.

Por outro lado, apenas ações em cima da sua TI, seja em ferramentas ou recursos, não será suficiente para que a produtividade do seu time alcance um novo patamar. Dessa forma, separamos para você um post de 10 ações que um líder pode tomar para aumentar a produtividade da equipe.

Sistemas obsoletos é responsabilidade das empresas de suporte de TI?

Desde já, é importante salientar que a responsabilidade sobre sistemas obsoletos é da gestão do seu negócio. Afinal, de quem é o trabalho de encontrar maneiras de tornar o trabalho de todos mais eficiente? Da sua gestão, certo? Portanto o trabalho de provocar possíveis mudanças, seja de pessoas ou sistemas, tem que vir de dentro.

Entretanto, uma empresa de serviços de suporte de TI tem um papel fundamental na busca, atualização e migração de sistemas antigos para os novos. Existem diversas questões técnicas que devem ser avaliadas antes da troca de qualquer sistema. Questões como:

  • Acessibilidade e disponibilidade
  • Funcionalidades gerais
  • Backup
  • Integridade do banco de dados na migração (quanto mais complexo o sistema, mais complexa a migração)
  • Auxílio na criação e gerenciamento dos usuários

Problemas de comunicação

Se você está em agosto de 2020, sabe o quão importante é solucionar os problemas de comunicação dentro de uma empresa. A pandemia do Covid-19, levou milhares de empresas ao Home Office forçado. E, infelizmente, a maior parte delas sem o preparo técnico e cultural necessário para o trabalho remoto.

Definitivamente, este é um ponto que a TI tem participação muito relevante. Afinal, a partir do momento que sua empresa permite o trabalho remoto, precisará se atentar aos desafios do profissional remoto:

  • Segurança e integridade das informações
  • Acessibilidade
  • Hubs de trabalho remoto (comunicação assícronona)
  • Flexibilidade para o profissional remoto
Igualmente importante é a comunicação externa, ou seja, com clientes e fornecedores. Neste ponto, diversas empresas passam por problemas de envio e recebimento de e-mails, ligações perdidas por falta de fluxo de ligações, conversas perdidas de whatsapp, etc. Se você possui problemas desse tipo, talvez seja interessante começar a buscar por uma empresa de suporte de TI para te apoiar.

Falta de inovações e melhorias

Para empresas que planejam crescer e expandir os seus negócios, é essencial pensar em um plano estratégico com base em inovação. Seja como for, a TI é parte fundamental para garantir o acompanhamento das tendências de tecnologia.

Não se sentir seguro com os backups da sua empresa

Claro que o dono da empresa não quer gastar tempo com assuntos técnicos, principalmente relacionados a TI. De forma geral, os sócios e seus gestores querem focar no negócio e não em problemas ou questões demasiadamente técnicas, o que faz total sentido!

Entretanto, todos nós em algum momento da vida, perdemos um arquivo ou documento importante. E, por conta disso, talvez essa seja uma das maiores preocupações dos gestores. Afinal, o que aconteceria com o seu a dia a dia, se você perdesse as informações de anos de trabalho? Seria uma catástrofe, certo?

Por este motivo, se você não se sentir totalmente seguro com os backups que possui, talvez seja a hora de considerar uma empresa de suporte de TI para te dar esse apoio.

Se você possui um backup, mas ainda possui dúvidas se possui a solução ideal para sua empresa, leia mais sobre as principais diferenças entre um backup pessoal e backups empresariais.

Agora se você já possui uma boa política de backup local e deseja saber vale a pena investir em um backup em nuvem, separamos este post sobre 4 benefícios do backup em nuvem.

Então quando vou precisar contratar uma empresa de suporte de TI?

Em conclusão, somente você saberá se realmente faz sentido para o seu negócio contratar uma empresa de suporte de TI. Hoje levantamos alguns pontos que podem clarear essa sua decisão, seja em contratar um profissional dedicado, uma empresa de TI ou permanecer do jeito que está.

O que podemos afirmar, com toda a certeza, é que você pode não precisar hoje. Mas

definitivamente, precisará caso queira continuar crescendo de forma sustentável. Afinal, existem diversos benefícios ao se terceirizar os serviços de suporte de TI.