Analista de suporte interno ou terceirizar a TI?
Categoria: Suporte de TI Data: 28/10/2020Assim como empresas buscam diferenciais com vantagem tecnológica, novos negócios já nascem com tecnologia. Diante disso, as organizações buscam cada vez mais o apoio de profissionais de TI. E assim surge uma dúvida: Contar com um analista de suporte interno ou terceirizar a TI?
Sendo assim, listamos os pontos positivos de cada uma das opções para ajudá-lo nessa questão.
Analista de suporte interno
Antes de tudo, vale lembrar que não somos contra esta opção. Inclusive, sabemos das vantagens que um analista de suporte interno traz.
Em primeiro lugar, você irá contar full time com o profissional. Não apenas em tempo, como também em dedicação e atenção. Em outras palavras, você terá à disposição alguém para resolver qualquer problema, bem como ajudá-lo a buscar soluções de negócios.
Outro ponto é capacitar o analista de suporte de acordo com o que sua empresa precisa. Nesse sentido, você garante o respaldo da TI para o seu negócio de acordo com demandas pontuais.
Por fim, a comunicação interna se torna mais fluída. Como resultado, sua TI se torna mais estratégica com reuniões em que a tecnologia sempre vai estar presente.
Terceirizar a TI
Apesar de prestarmos esse tipo de serviço, a nossa intenção não é convencer você a terceirizar a sua TI. O que buscamos com este post é te ajudar a entender o que faz mais sentido para a sua empresa.
De forma geral, terceirizar a TI reduz custos e aumenta a quantidade de skills que sua empresa recebe. Pois ao terceirizar a TI você terá acesso a um hub de profissionais semi dedicados.
Além disso, terceirizar a TI ao invés de contar com um analista de suporte interno, te libera para focar no seu negócio. Isso ocorre pois você não precisa identificar quais processos de TI são essenciais ou até mesmo se preocupar com a formação do profissional interno.
Ao mesmo tempo que um analista de suporte tem uma maior disponibilidade no local, terceirizar a TI garante maior agilidade com maiores demandas. Isto acontece pois em times de TI mais robustos, existem SLAs a serem cumpridas. Em resumo, cada tipo de demanda possui uma prioridade e um prazo para o atendimento e solução.
Conclusão
Não existe caminho certo ou errado. O que existe é o que faz sentido para você! Ou seja, pondere sobre as suas reais necessidades e siga com o modelo que você ache que seja o ideal.
Se você busca maior alinhamento estratégico, aconselhamos por um analista de suporte interno ou time de TI interno. Agora, se você busca o atendimento a demandas de suporte ou infraestrutura, talvez tercerizar a TI seja mais interessante.