Armazenamento na nuvem ou infraestrutura local?

Categoria: Trabalho remoto Data: 15/07/2020
Armazenamento na nuvem ou infraestrutura local?
“O armazenamento na nuvem é para todos, mas nem todos são para o armazenamento na nuvem.” É com essa frase, copiada e adaptada de outros segmentos, que iniciamos esse Post.

É verdade que o termo “Nuvem” já é realidade a alguns anos e que todos já tivemos algum contato com ela. Entretanto, nem sempre é uma real necessidade ou uma possibilidade esse tipo de serviço para uma empresa. Deste modo, o ideal é, em primeiro lugar, entender alguns requisitos para a plena utilização deste tipo de solução.

No repositorio do Azure possui um excelente artigo para leitura mais aprofundada do assunto, caso queira acessar aqui está o link: https://docs.microsoft.com/pt-br/azure/storage/common/storage-introduction

Conexão com a internet é primordial para qualquer tipo de armazenamento na nuvem

O primeiro requisito é a conexão de internet e a primeira pergunta não poderia ser mais simples: Aonde minha empresa, funcionários e clientes estão localizados, possui uma conexão com a internet confiável e estável?

Pode parecer óbvio. Mas você se assustaria com a quantidade de pessoas que só percebem isso depois que os problemas aparecem! Por isso, o ideal é que se planeje bem qualquer migração dos dados da sua empresa para a nuvem. Afinal, do que adianta ter os dados em “algum lugar” se você não conseguir acessá-lo?

Backup ou compartilhamento de arquivos?

O segundo requisito é a finalidade do Armazenamento na nuvem para o seu negócio. Neste caso, é primordial que se tenha um entendimento assertivo, para que seja dada a solução correta. Provavelmente você já deve ter escutado alguém falar de fazer backup no Onedrive ou no Google Drive. E apesar de serem ótimas soluções de armazenamento da nuvem, inclusive com colaboração de outros usuários, não se trata de um Backup.

Nós falamos sobre Backup na nuvem em outro Post. Se quiser saber mais, basta clicar aqui.

Portanto, antes de assinar o serviço, o ideal é procurar um parceiro, especialista ou conversar com pessoas do ramo de TI. E, somente depois, analisar as diversas soluções existentes no mercado e realizar a implantação.

Mas e aí, o armazenamento na nuvem faz ou não sentido para o meu negócio?

Certamente o armazenamento em nuvem traz muitos benefícios. Não só em questão de segurança e flexibilidade de acesso, como também em relação aos custos. Para se ter uma ideia, dependendo do caso, a economia no médio e longo prazo pode passar de 50% em relação a uma infraestrutura local. Isso ocorre pois o serviço é vendido sob demanda, o que permite seu negócio usar somente o que é necessário. Além disso, todos os recursos são escalonáveis. Ou seja, precisou de mais? Só contratar mais!

Além disso, o armazenamento na nuvem proporciona ao seu time a colaboração de qualquer lugar. De fato, profissionais remotos ou externos são cada vez mais comuns. E, muitos deles, possuem competências que o seu negócio precisa para alcançar os tão desejados resultados. Sendo assim, um ambiente flexível é primordial para a retenção desses talentos.

Em nosso último Post, aonde falamos dos desafios do profissional remoto – se você quiser ler esse post basta clicar aqui – nós levantamos algumas questões sobre a necessidade desse tipo de profissional.

Para concluir, o Armazenamento na nuvem é sim uma solução viável para todos. E, com certeza trará diversos benefícios para a sua empresa. Contudo, é necessário possuir um planejamento coeso e parceiros de confiança para que uma grande ferramenta não se torne mais uma dor de cabeça para você gerenciar.