Benefícios do OneDrive Business

Categoria: Trabalho remoto Data: 26/02/2021
Benefícios do OneDrive Business
O OneDrive Business é a solução de armazenamento em nuvem profissional dos planos do Office365 para empresas. Assim como seus concorrentes – Google WorkSpace e Dropbox – é uma plataforma robusta e simples de usar.

Contudo, na contramão de suas concorrentes, a maioria de seus recursos avançados está disponível nas assinaturas mais simples. O que, em suma, permite que qualquer empresa, seja qual for o seu tamanho, possa acessar recursos que antes apenas grandes empresas teriam.

Compartilhamento do OneDrive Business

O OneDrive Business permite compartilhar arquivos e pastas de forma segura com pessoas de dentro ou de fora da empresa. Este compartilhamento pode ser feito usando o e-mail da pessoa, mesmo que ela não possua uma conta Microsoft. Ou se preferir pode apenas enviar o link por WhatsApp.

Além disso, o OneDrive Business permite que a organização trabalhe com permissões de pastas avançadas. Em outras palavras, cada pessoa acessa apenas o que a empresa permite.

Por fim, é importante ressaltar os níveis de permissão para fora da empresa. Que, em resumo, limita os tipos de compartilhamento permitidos para pessoas de fora da organização.

Experiência de arquivos integrada é um diferencial do OneDrive Business

Ao contratar o OneDrive Business, você ganha acesso também ao Microsoft Teams e ao pacote Office Online. Desta forma, você pode adicionar os arquivos compartilhados no Teams para facilitar o trabalho em times remotos. Você não só irá adicionar os arquivos, como também conseguirá trabalhar com eles direto do Teams e de forma simultânea.

Colaboração em tempo real

Como o Onedrive Business integra-se tanto com a versão online quanto offline do Office, vários usuários podem colaborar de forma simultânea na edição do mesmo documento. Seja no Word, Excel ou PowerPoint.

Melhorar a colaboração no Teams

Acima falamos um pouco da integração de arquivos do OneDrive com o Micrsosoft Teams. Contudo, é apenas um dos benefícios da utilização dessa outra ferramente da Microsoft.

O Microsoft Teams é uma ferramenta com diversas funções para melhorar a produtividade dos times:

Ferramenta de Chat corporativo
Chat de Times
Ferramenta de vídeo conferência
Integração com OneDrive
Ou seja, o Teams é uma ferramenta que só agrega benefícios no uso do OneDrive.

Versão de documentos e pastas

O OneDrive cria ao longo do tempo diversas versões do mesmo arquivo. Deste modo, você ganha tranquilidade com versões mais antigas do mesmo documento.

Além disso, em caso de exclusões acidentais o OneDrive business possui uma lixeira aonde você pode recuperar o arquivo.

O OneDrive faz o backup do seu PC

O Onedrive – em qualquer versão, seja Business ou Personal – possibilita a configuração do backup de pastas do usuário do seu computador. Sendo assim, você também fica protegido em casos de problemas físicos do computador.

Conclusão

Existem outras plataformas de compartilhamento em nuvem, como o Google Drive ou Dropbox. E é justo dizer que nenhuma delas – inclusive o OneDrive – é perfeita. Sendo assim, esperamos que este conteúdo seja útil para a sua escolha, seja qual for.