Dicas para escolher um suporte de TI

Categoria: Suporte de TI Data: 05/11/2020
Dicas para escolher um suporte de TI
Antes de mais nada é importante lembrar que qualquer empresa, seja qual for seu ramo de atuação, necessita de alguma forma da TI. Sendo assim, a terceirização do setor de suporte de TI se tornou um grande aliado das pequenas e médias empresas.

Em suma, terceirizar a TI permite ao gestor reduzir os custos do departamento, ganhar mais foco no negócio e contar com um time variado. Além disso, dependendo do parceiro, o gestor ganha outras vantagens, como por exemplo, uma consultoria de processos e novas ferramentas.

5 sinais que você precisa de uma empresa de suporte de TI.


Portanto, o desafio que o gestor encontra hoje é escolher o parceiro ideal de suporte de TI. Enfim, vamos ao pontos que você deve se atentar na hora de contratar um parceiro de TI?

Qual a demanda que o suporte de TI irá absorver?

Antes que você saia marcando reuniões para contratar um suporte de TI, o ideal é você entender as demandas que possui. Ou seja, fazer uma análise interna das necessidades que precisam ser atendidas pelo futuro parceiro de TI.

Dessa forma, aconselhamos você a realizar uma breve reunião com seus funcionários. Pois são eles que estão na linha de frente e, de certo modo, podem te mostrar o que vocês precisam que o suporte de TI atenda.

Defina um orçamento e escolha o que mais entrega valor

Logo depois que você definir com o seu time o escopo de necessidades de TI, o ideal é definir o orçamento disponível. Nesse sentido, vale lembrar que além do serviço, você deve considerar o investimento de equipamentos, ferramentas e sistemas.

Uma vez definido o quanto você deseja investir no setor de TI, busque ao menos 5 possíveis parceiros no Google e agende as Calls. Este é momento de você passar o que precisa e entender o que a empresa de suporte ti pode lhe entregar.

Por fim, alinhe os benefícios de cada um dos prestadores com seu orçamento. Após isso, leve a mesa todos os prós e contras. Analise com critério e siga com a negociação com parceiros que não apenas atenda as suas demandas, como também entreguem mais benefícios.

Pergunte sobre o SLA do parceiro de suporte

Posteriormente, acorde o SLA com o prestador. Pois é justamente o SLA um dos principais conjuntos de indicadores do bom serviço.

Em resumo , o SLA é um acordo prévio entre você e o parceiro de TI sobre as prioridades e tempo para o atendimento e solução. Em outras palavras, se você quer que o suporte de TI atenda suas demandas, é importante que você saiba qual SLA do prestador. E, se possível, já informe quais são os principais problemas com nível crítico alto e médio.

Dessa maneira, você garante, ao menos em contrato, que você terá um bom atendimento.

Peça referências de clientes

Embora muito do que você precisa para encontrar o parceiro de TI ideal estejam nas dicas acima, existe ainda uma prova final: Os clientes do seu futuro parceiro de suporte de TI.

Sabemos que, acima de tudo, o melhor indicativo de um bom serviço é escutar os clientes. Sendo assim, sugerimos que você peça ao vendedor algumas referências. E, dessa forma, você pode minimizar muito as chances de contratar um time de suporte de TI fraco.