Confira algumas ferramentas de colaboração para integrar no seu time
Categoria: Trabalho remoto Data: 02/07/2021A cada dia que passa o mercado se torna mais competitivo. Não apenas em conseguir novos clientes como também em aproveitar ao máximo os recursos internos. Em outras palavras, o seu time precisa trabalhar em alta performance e de forma colaborativa. Portanto, o post de hoje é para trazermos algumas das melhores ferramentas de colaboração para que seu time performe o máximo possível.
O que são ferramentas de colaboração?
Mas afinal, o que são ferramentas de colaboração? Em suma, são aplicações que ajudam o seu time a trabalhar colaborando entre si ou até mesmo com clientes e terceiros, além de permitir o trabalho remoto e assíncrono. Ou seja, ferramentas de colaboração além de dar um maior controle sobre tudo que acontece na sua empresa, também permite que as pessoas trabalhem juntas de lugares diferentes e sequer precisem estar trabalhando no mesmo momento.
Ferramentas de colaboração focada em gestão de projetos
Desde sempre a gestão de projetos é um desafio grande para as empresas. Nesse sentido, nos últimos anos muitos gestores tem buscado treinamentos em metodologias ágeis e, consequentemente, surgiram muitas ferramentas de colaboração focadas em gestão de projetos
Monday
Monday é uma ferramenta de destão de projetos baseada em mensagens instantâneas e painels de tarefas. Sua interface é limpa e muito intuitiva, além de ser totalmente personalizável.Por fim um grande diferencial da Monday é possuir automação de tarefas recorrentes. O que inclui diversos “templates” para essas integrações de automação.
Basecamp
O Basecamp é a plataforma queridinha do momento. Mas isso não acontece à toa! É justo afirmar que é uma das melhores ferramentas de colaboração da atualidade. Pois é uma ferramenta de gestão de projetos que oferece colaboração e comunicação completas.
Trello
O Trello é uma das melhores ferramentas de colaboração do mercado. A ideia do Trello é se organizar por cartões em um quadro. Simples assim!Além de ser muito fácil de usar, é possível configurar o quadro da maneira que desejar, utilizar integrações com o Power Apps e convidar pessoas de dentro e fora da sua organização para colaborarem juntos.
Ferramentas de colaboração para melhorar a comunicação
A chegada de aplicativos de comunicação como o WhatApp mudou de vez a nossa maneira de se comunicar. Sendo assim, de forma natural as empresas começaram a buscar ferramentas de comunicação para melhorar a sua comunicação interna e com seus clientes.
Microsoft Teams
O Microsoft Teams é um hub de trabalho remoto que possui algumas ferramentas de comunicação. Além dos chats individuais com os colegas de trabalho, é possível conversar com pessoas de fora da organização que possuem o Teams ou Skype. Também é possível criar chat de times e iniciar uma reunião por vídeo por dentro do canal. Além disso, você terá acesso a uma ferramenta de para reuniões remotas com controles avançados de segurança.Por fim, o Microsoft Teams se integra totalmente ao pacote Office 365. O que possibilita a colaboração em documentos do Word, Excel e PowerPoint.
Slack
O Slack assim como o Microsoft Teams é um hub de trabalho remoto. Deste modo, é uma das ferramentas de colaboração mais completas do mercado. Em resumo, você consegue conversar através de chats, canais de times, por conferências de vídeo ou até mesmo plugar outras ferramentas de conferências.
Google meet e Google chat
As ferramentas Google Meet e Google Chat estão inclusas na solução do Google WorkSpace. Diferente de suas principais concorrentes, o Google Chat está presente dentro dos aplicativos Gmail, Google docs, Google planilhas e Google apresentações. Além disso, você consegue criar salas dedicadas para organizar as conversas, tarefas e arquivos.Já o Google meet é a ferramenta de conferência por vídeo. E, assim como o Microsoft Teams, possui diversas configurações avançadas de segurança.
Ferramentas de colaboração para Compartilhamento de documentos na nuvem
O compartilhamento de documentos na nuvem é algo que todos conhecemos. Entretanto, quando falamos de soluções para empresas trabalharem de forma colaborativa, conseguimos citar apenas duas: O Onedrive e o Google Drive.Claro, existem outras ferramentas como o Dropbox que é excelente no compartilhamento de documentos na nuvem. Contudo está engatinhando no quesito de colaboração, com o Dropbox Paper e Dropbox Spaces.
Você pode ler um pouco mais neste link: Dropbox business, vale a pena?