Lições deixadas pela pandemia do Covid-19 para as empresas

Categoria: Dicas de TI Data: 03/03/2021
Lições deixadas pela pandemia do Covid-19 para as empresas
Conforme chegam as boas notícias das vacinações por todo o mundo, as empresas começam a se perguntar: Quando tudo vai voltar ao normal? Neste interim, sabemos que o “novo normal” não será permanente, portanto quais são as lições deixadas pela pandemia do Covid-19 para os negócios?

O covid ensinou as empresas precisam estar presentes no ambiente digital

Primeiramente, as empresas precisam ter presença digital. Neste ponto, sabemos que alguns negócios, mais do que outros, permitem o “pensar digital” e centrar toda a experiência de seus clientes em plataformas online. Contudo, existem outros tipos de empresa que não conseguem “digitalizar” todo o seu modelo de negócios.

Sendo assim, o ideal para a maior parte das empresas é sempre avançar no mundo digital, oferecendo em partes do seu modelo uma experiência online.

Flexibilidade e agilidade organizacional é mais uma lição do covid-19

Quando começaram a aparecer as primeiras notícias do novo corona vírus, era difícil imaginar que o mundo pararia, literalmente! Quem imaginaria que grandes economias entrariam em recesso? Ou que ficaríamos “presos” mais de mês em nossas casas?

Nesse sentido, as empresas entenderam que é necessário ter flexibilidade e agilidade organizacional. Ou seja, os planejamentos devem ser menos rígidos permitindo que a empresa se adapte rapidamente ou que aproveite oportunidades. Como em situações que vivenciamos durante a pandemia do covid-19.

Calma! Não estou dizendo para você não planejar! Na verdade, pense em como mudar o seu planejamento. Ao invés de pensar de ano em ano, pense em mês a mês. Ao invés de pensar em grandes projetos, pense em vários projetos pequenos. Em suma, isso te permitirá mudar a rota, caso seja necessário.

Trabalho remoto traz eficiência

Antes da pandemia do covid existia um preconceito pelo trabalho remoto por grande parte das empresas. Admita, você mesmo achava que o “home office” não funcionava!

Bom, primeiramente, é importante dizer que a cultura do trabalho remoto não é o mesmo que o famigerado “home office. Na realidade, é um conceito de mobilidade, que permite que as pessoas trabalhem de onde quiserem, quando precisarem.

Claro que logo no começo da pandemia o trabalho remoto foi um caos. Em resumo, foram horas e mais horas de reuniões por Call, centenas de e-mails trocados, diversas mensagens por WhatsApp. Não apenas essas questões como também aquela dúvida se todos estão realmente trabalhando.

Contudo, passado um momento inicial, a maior parte das empresas descobriram que o trabalho remoto dá mais qualidade de vida à todos, isso aumenta o engajamento e com as ferramentas certas você ainda tem o controle sobre tudo que acontece.

Comunicação é a chave

Por fim, a a pandemia do covid-19 ensinou as empresas se comunicarem melhor, tanto internamente quanto com seu público.

Internamente, descobriram meios de melhorar o alinhamento entre os times e departamentos. Sendo assim, passaram a utilizar ferramentas como Zoom, Microsoft Teams, Office365 ou até mesmo o WhatsApp de forma mais inteligente.

Com seus públicos, as empresas acharam formas de se comunicar melhor, seja pelo site, portais, redes sociais, ferramentas de chat, automações de e-mail, plataformas omnichannel. Além disso, passaram a centrar as suas estratégias nas necessidades do cliente, em como se comunicar com ele durante esse período.

Conclusão

A pandemia adiantou um processo que as empresas já faziam parte. A digitalização, o trabalho remoto, estruturas mais flexíveis não são assuntos novos. Sendo assim, acredito que a maior lição que a pandemia nos deixou é: Procure sempre inovar, seja em produto, serviços ou processos. Busque novas formas de comunicação, novos meios de se fazer o mesmo com mais eficiência. Se provoque, saia da zona de conforto!