Microsoft Teams: Proteja a privacidade de suas reuniões
Categoria: Trabalho remoto,Suporte de ti Data: 05/11/2020
Com o aumento do uso do Microsoft Teams para conduzir reuniões virtuais, a necessidade de melhores práticas para proteger sua privacidade contra intrusos também está aumentando.
Nos últimos meses, vimos um grande aumento no número de videos conferências em todo o mundo. Sendo assim, hoje falaremos sobre a segurança do Microsoft Teams.
As reuniões virtuais podem ter muitos resultados positivos, como por exemplo permitir que as empresas continuem as operações para apoiar sua força de trabalho e clientes. Além de escolas, colégios e faculdades para oferecer aulas virtuais. Ou até mesmo para famílias e amigos terem conversas online.
Infelizmente, a grande popularidade de plataformas “freemium” como o Zoom também aumentou o número de hackers e trolls. Não apenas para se divertir, como também para causar danos. O problema é tão comum e está crescendo tão rapido que o FBI inventou um termo para ele: Zoom-bombing.
O risco de segurança
Às vezes você apenas se irrita com a invasão, mas outras vezes os hackers podem causar problemas reais. Afinal, mesmo quando as invasões parecem inofensivas, elas podem gerar riscos de segurança mais consideráveis. Por exemplo:
- Em Milwaukee, os hackers invadiram uma reunião da comissão eleitoral. Na invasão eles exibiram palavras e imagens nas telas dos usuários durante uma discussão sobre carimbos em cédulas de ausentes.
- Em Nova York, os hackers atacaram tantas sessões de sala de aula online que a cidade proibiu o Zoom em favor do Microsoft Teams.
- Las Vegas e Washington, D.C. seguiram o exemplo, trocando o Zoom pelo Google Hangouts e WebEx.
Embora todos esses exemplos sejam do Zoom, outros apps também são vulneráveis, incluindo o Teams. Na verdade, hackers e trolls podem invadir qualquer plataforma. Em suma, a má configuração, falta de segurança local, ou organização falha das reuniões virtuais, deixam você vulnerável a invasões.
Invadir uma reunião de equipes nem mesmo requer muita habilidade técnica por parte de um hacker. Considere este cenário comum que acontece o tempo todo: Um organizador de reunião cria uma reunião na qual qualquer pessoa com o link pode ingressar. Posteriormente alguém na empresa encaminha por engano o link para alguém que não pertence à chamada. Essa pessoa, que está entediada, copia esse link e distribui nas redes sociais. Pronto, um prato cheio para os trolls.
Portanto, como você pode ver, neste cenário, qualquer pessoa pode fazer isso. Então, como você pode parar isso?
Proteja a privacidade das reuniões do Microsoft Teams
A boa notícia é que o Teams oferece maneiras fáceis de reduzir o risco de tais problemas, atualizando suas configurações.
No Teams Admin Center, você pode fazer as seguintes alterações para bloquear quem você permite nas reuniões:
- Altere “Admitir pessoas automaticamente” para “Todos em sua organização e organizações federadas”.
- Desative a opção “Permitir que usuários discados ignorem o lobby”.
Esta é a aparência da interface do Teams Admin Center:


NOTA: A primeira configuração, “Permitir que pessoas anônimas iniciem uma reunião”, deve ser “Ativado” se muitas pessoas em sua organização precisarem iniciar reuniões por discagem (ou seja, quando não puderem iniciar a reunião por meio da interface do Teams).
Essas alterações permitirão que os usuários do seu Teams admitam convidados não organizacionais do lobby para a reunião manualmente. No entanto, você deve admitir pessoas na reunião de dentro do próprio aplicativo Teams, não por meio da conexão discada para uma reunião.

Como sempre, recomendamos muito que você informe essas mudanças de forma clara aos seus usuários para que eles saibam o “porquê” da mudança. Pois isso reduzirá a frustração e aumentará a adoção.
Conclusão
Você pode concluir as etapas que descrevi nesta postagem em segundos e eliminar muitas dores de cabeça. Aprendendo as regras de uso do Microsoft Teams, você pode ter certeza sobre a configuração mais adequada e tornar a segurança ainda mais rígida.
À medida que a necessidade do trabalho remoto aumenta, mais você precisará de parceiros que possam garantir a segurança cibernética do seu negócio.