O que é VPN e ela faz sentido para a minha empresa?

Categoria: Trabalho remoto,Suporte de TI Data: 01/12/2020
O que é VPN e ela faz sentido para a minha empresa?
A pandemia da Covid-19 acelerou muito processo de migração das empresas para o Home Office. Dessa maneira, um dos movimentos naturais das empresas foi a implementação de uma VPN. Sendo assim, hoje explicaremos de uma forma bem simples sobre o que é VPN e ajudaremos você a entender se faz ou não sentido para o seu negócio.

VPN ou Virtual Private Network nada mais é do que uma rede virtual privada construída sobre a infraestrutura púbica. Em suma, essa rede serve para conectar duas ou mais redes de locais diferentes utilizando a Internet.

Quais as utilizações da VPN em uma empresa?

Antes de mais nada, ressalto que a utilização de VPN não se limita a empresas, sendo muito útil para pessoas físicas. Mas hoje abordaremos o que é VPN apenas do ponto de vista corporativo, tudo bem?

Conectar o colaborador remoto

Talvez o principal motivo pelo qual as empresas buscam a VPN é justamente a conectividade do seu profissional remoto. E embora seja uma excelente utilização, nem sempre é a melhor escolha.

É comum que as empresas busquem a VPN como solução de trabalho remoto, antes mesmo de considerar seus verdadeiros desafios. Ou seja, pensam em conectar o trabalhador remoto, sem mesmo antes entender se faz ou não sentido para o seu colaborador.

Em outras palavras, a VPN pode ajudar as empresas na construção de uma “cultura officeless”. Entretanto, sugerimos que você pense sobre as ferramentas, hubs de trabalho remoto, comunicação antes mesmo de pensar na VPN como a única solução da conectividade do profissional remoto.

Maior segurança nos acessos externos

Existem casos que é de suma importância o acesso remoto de determinado setor a uma máquina dentro da rede da empresa. Principalmente quando existem informações sigilosas que não podem estar fora do ambiente central.

Nestes casos, a VPN vem como uma camada de segurança para quem acessa estações de trabalho de forma remota. De forma simples, o colaborador é obrigado a acessar uma VPN com criptografia antes de realizar o segundo acesso a máquina. Ou seja, duas camadas de segurança.

Pense remoto, depois analise se a VPN é a solução

Em primeiro lugar, analise o que todos os setores acessam. E, posteriormente, se questione: É possível melhorar o processo que existe hoje? Como será feita a comunicação? Posso migrar para um sistema Saas que absorva minhas demandas? Eu poderia utilizar armazenamento em nuvem ao invés de manter meu servidor local?

Esses são apenas alguns dos questionamentos que provocamos em nossos clientes. E são eles que nos indicam qual o melhor caminho tomar.

Com uma VPN é como se você estivesse na empresa?

Sim e não! Sim, pelo simples fato de fecharmos uma rede privada virtual entre você e a empresa. Ou seja, você terá os mesmos acessos que teria se estivesse dentro do escritório.

Por outro lado, como você depende da sua internet e da sua empresa, o desempenho pode não ser satisfatório. Normalmente o acesso a documentos de redes mais usuais você não sentirá esse impacto. Agora se você precisa de acesso a sistemas no servidor, quase com certeza você se irritará com a velocidade.

E quanto a segurança?

Qualquer um consegue configurar uma VPN simples em qualquer computador. Agora pensar de forma crítica e alinhada as necessidades do seu negócio requer um conhecimento maior. Ou seja, a segurança depende de qual a VPN foi configurada no seu ambiente.

Por isso sempre busque profissionais ou empresas de TI confiáveis para implementar essa ou qualquer outra solução.

Conclusão

Embora a VPN seja uma excelente solução para diversos casos. Aconselhamos você a pensar do contrário, rs. Mas o que isso significa?

Bom, ao invés de você pensar em como a VPN pode te ajudar, pense no que você precisa em termos de trabalho remoto e busque soluções que se encaixem na sua necessidade. Pois no final, você pode nem precisar da VPN!