O que posso fazer para melhorar o desempenho do PC?

Categoria: Dicas de TI Data: 04/03/2021
O que posso fazer para melhorar o desempenho do PC?
Antes de mais nada, é importante ressaltar que nem sempre é possível melhorar o desempenho do PC. Para casos que o computador realmente está com o hardware obsoleto, com todos os upgrades possíveis e com seu sistema limpo, talvez o caminho seja a compra de um novo equipamento.

De todo o modo, este post trará algumas dicas para melhorar o desempenho de seu computador. Afinal, se for possível para que gastar com um novo computador?

O hardware impacta diretamente o desempenho do computador


Em primeiro lugar, é importante olhar para o hardware do seu computador. Olhar para este ponto ajudará você a não perder tempo sem que haja a necessidade. Pois se hardware não for o mínimo adequado para a sua atividade, não existirá santo – ou menino do TI – que fará essa máquina ficar rápida. Mas afinal, o que devo olhar no hardware do equipamento?

Processador

A maioria das pessoas tem o costume de achar que um processador Core i7 é melhor que o Core i5, que por sua vez é melhor que um Core i3. Não apenas isso, como também acreditam que Intel é melhor que AMD. Se você também acha isso, vamos quebrar alguns paradigmas hoje, tudo bem?

Os processadores Core i3, i5 e i7 da mesma geração – ano de fabricação – realmente seguem a linha acima. Ou seja, o Core i7 é realmente melhor que o Core i5, que por sua vez é superior ao Core i3.
A cada geração nova de processadores o desempenho costuma ser entre 8% e 15% superior da geração passada. Ou seja um Core i5 de 5ª geração não será melhor que um Core i3 de 10ª geração.
Processadores AMD são mais baratos e possuem desempenho similar, principalmente para as principais tarefas de um escritório.
Sendo assim, leve em consideração o modelo e a geração de seu processador. Pois caso você tenha um Core i7 de segunda geração, talvez não valha o esforço para tentar melhorar o desempenho do computador.

Memória RAM

A memória tem papel fundamental para o desempenho do computador. Mas não vamos nos aprofundar em questões técnicas, okey? A nossa sugestão é: menos de 8GB não rola!

Em outras palavras é, pouca memória é certeza de lentidão. Sendo assim, 8GB é a quantidade ideal para a maior parte das pessoas.

Para melhorar o desempenho do PC, basta eu colocar um SSD

Em poucas palavras: Sim, é verdade!

Essa melhora no desempenho se dá pois um SSD comum é em torno de 5x mais rápido que um HD normal. Além disso, existem versões de SSD M2 que chegam ser até 20x mais rápido que um HD convencional.

Embora o SSD seja um divisor de águas, nem sempre ele irá trazer melhoras significativas em seu computador. Afinal, do que adianta ter um SSD em uma máquina com processador Core i3 de primeira geração e apenas 4GB de memória?

Lembre-se: O bom desempenho do PC é um conjunto de fatores

O que fazer se meu hardware estiver obsoleto?

Primeiramente, aconselhamos que você faça o upgrade de memória e substitua o HD por SSD. Contudo, evite fazer o upgrade de máquinas muito antigas, pois o investimento não compensará.

Deste modo, caso o computador seja muito antigo, o ideal é comprar um novo.

O hardware está okey, o que faço então para melhorar o desempenho do computador?

Com o uso diário do computador é normal que ele comece a apresentar algumas lentidões. Até mesmo para nós, às vezes é necessário uma limpeza básica para que o desempenho do PC volte a ser o mesmo.

Programas executando em segundo plano geram muita lentidão

Com o passar do tempo é natural que o Windows passe a executar alguns programas sem que você saiba. Isso ocorre pois ao instalar ou atualizar alguns aplicativos ficam configurados para inicializar junto com o sistema ou até mesmo criam tarefas agendadas de atualizações. Deste modo, siga os passos abaixo, para garantir que o Windows execute apenas o que precisa:

Escolha os programas que irão iniciar junto com o Windows

Uma das coisas que mais impactam o desempenho do PC são os programas que inicializam junto com o Windows. Sendo assim, para que o Windows inicialize apenas com o que precisa, basta seguir os passos:
  1. No teclado pressione Ctrl + Shift + Esc para abrir o gerenciador de tarefas.
  2. Na janela do gerenciador de tarefas, clique em mais detalhes.
  3. No menu superior vá em Inicializar.
Melhorar o desempenho do PC: Inicializar do Windows

Após isso, você verá os aplicativos que estão habilitados e desabilitados na inicialização do Windows e medir seu impacto. Desta forma, basta você clicar com o botão direito do mouse e selecionar “desabilitar” os aplicativos que não precisam iniciar junto com o sistema.

Escolha os serviços que são executados junto com o Windows

Do mesmo modo que o tópico anterior, os serviços que rodam junto com o sistema operacional podem impactar muito no desempenho do computador. Desta forma, siga os seguintes passos para deixar o Windows executar apenas o que faz sentido:
  1. No teclado pressione Windows + R para abrir o Executar.
  2. Em seguida, digite msconfig e de enter
  3. Na janela de Configuração do Sistema vá na aba de Serviços
  4. Na parte de baixo, habilite a caixa Ocultar todos os serviços Microsoft
Melhorar o desempenho do PC: Serviços do windows

Agora basta você desabilitar as caixinhas dos serviços que você não fazem sentido executar junto com o sistema operacional


Faça uma limpeza geral no seu computador

Rode o antivírus

Deixaremos o assunto de quais são os melhores antivírus pagos e gratuitos para outro dia. Sendo assim, apenas abre o antivírus que você utiliza e faça uma varredura completa. Em seguida, siga as instruções de limpeza do antivírus e reinicie o computador.

Faça uma limpeza de temporários e registros

A limpeza dos temporários e registros não costumam melhorar o desempenho do computador de forma drástica. Contudo, é interessante que você realize essa limpeza de tempos em tempos.

Para isso, você irá utilizar o CCleaner [link] na versão gratuita mesmo.

CCleaner, limpeza de cache

Primeiro você irá em “Custom Clean” na barra lateral. Logo após clicará em “Analyze” e fechará todos os apps que solicitar. Por fim, clicará em “Run Cleaner” para realizar a limpeza.

CCleaner, limpeza de registro

Em seguida, você irá para “Registry” no menu lateral. Na sequência clicará em “Scan for issues” para buscar os erros de registro. Por fim, irá clicar em “Review selected Issues”, fará o backup dos registros e clicará em “Fix Issue” para realizar a limpeza.

Atualize o Windows

Juntamente com todas as ações que passamos, procure atualizar o Windows periodicamente. Pois com isso você terá as principais atualizações de segurança, correcões do sistema e drivers.

Embora atualizar o Windows não melhore o desempenho do PC, ela ajuda a mitigar futuros problemas que podem acarretar na lentidão do computador. Sendo assim, sempre que for solicitado a atualização, faça.

Conclusão

Todas os procedimentos que passamos são simples e podem ser realizados por qualquer pessoa. Entretanto, essas ações nem sempre irão solucionar seu problema de lentidão. Sendo assim, em alguns casos será necessário a formatação do equipamento, o upgrade ou até mesmo a troca.

Além disso, você pode contar com um time de suporte de TI para te dar todo o apoio necessário, seja nos procedimentos ou na consultoria.